“As mulheres não devem sentir medo de andar de bike, seja onde for. Nós mulheres podemos ser mais frágeis que os homens fisicamente, mas somos muito mais resistentes a tudo, a dor, a situações adversas, característica que nos confere forte habilidade para praticar o ciclismo.¨
Iramaia Ávila

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A BELEZA DO DESPERCEBIDO.

Monumento erguido em homenagem aos ex- combatentes  mortos na 2ª Guerra.  
    Fora as aventuras postadas anteriormente, temos as nossas pedaladas diárias ou quase que diárias (quando temos tempo). O nosso percurso tem início nas proximidades do centro e termina normalmente no final da praia de Jatiúca, especificamente no posto 7. Durante essas pedaladas, passamos por diversos monumentos e memoriais espalhados ao londo do nosso caminho no qual pareceu-nos despercebidos pelos passantes, tanto os de carro quanto os de pés. Inconformadas com o desdém e curiosas por demais, resolvemos dar uma paradinha em alguns para registrá-los. A cada monumento ou memorial que parávamos para tirar fotos, éramos observadas pela população local, pensando eles que éramos turístas e confesso que nos divertimos muito com isso. Como resultado deste passeio, tivemos uma lição básica de história e ao mesmo tempo descobrimos uma grande exposição de arte em forma de homenagens expostas a beira mar.




Coreto
    Monumento construido em 1927. Uma das atrações interessantes de Maceió localizado a poucos metros do Oceano Atlântico.


Prédio da Associação Comercial de Maceió.
    O imponente prédio da Associação Comercial de Maceió, em estilo greco-romano, foi construído pela firma Francisco Lopes de Assis Silva e Cia., a mesma que edificou o Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. 






Estátua da Liberdade 
     Estátua da Liberdade, em Maceió, um protótipo da Estátua da Liberdade nova-iorquina, foi executada pela mesma fundição e pelo mesmo escultor da estátua americana, Frédéric Auguste Bartholdi, e há mais de um século ornamenta a entrada do porto de Maceió. Situada na Praça Dois Leões e em frente ao Misa - Museu da Imagem e do Som de Alagoas.





Memorial da República
    O Memorial à República foi inaugura do em 15 de novembro de 2005, em homenagem aos dois Marechais alagoanos. Com uma arquitetura moderna elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, o Memorial é um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes trocadas a cada mês e vindas de diversas partes do país.





Memorial Teotônio Vilela


    Inaugurado em 25 de abril de 2005, em Maceió, o Memorial Teotônio Vilela, uma obra de Oscar Niemayer que homenageia àquele que ficou conhecido em todo o Brasil como o Menestrel das Alagoas, por sua luta em favor das liberdades políticas e da redemocratização do país. O lado polêmico da localizaçào do monumento, construído na Praia da Pajuçara, foram as severas críticas de arquitetos e, principalmente, de moradores que perderam a visão do mar. Um dos cuidados no projeto foi que de qualquer posição que o sol estivesse a estátua sempre permaneceria na sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário